segunda-feira, outubro 27, 2003

Gostaria de deixar aqui um comentário acerca da linguagem estranha muitas vezes utilizada pela afamada rata, que nem sequer tem tento nos elementos do seu blog, o contador de visitas escapuliu-se como vapor!!! Há, definitivamente uma palavra que muito instiga a minha curiosidade, que é a palavra "mangalho"! Sinceramente, ratinha, estou muito curiosa para saber se és capaz de me apresentar um pequeno estudo etimológico dessa designação tão curiosa, porque... eu sei a que é que se refere, mas no entanto as suas origens são, para mim, completamente desconhecidas... Agradeço que lhe dês a tua melhor atenção, ratita. Se alguém quiser contribuir, sempre às ordens.

Duende

terça-feira, outubro 21, 2003

Para quem não sabe, gilipollas é uma designação espanhola que, na minha opinião, é das mais completas pelos inúmeros significados que encerra. Não estou certa de que conste dos dicionários do país vizinho, ou se apenas integra o vasto vocabulário calão que nuestros hermanos utilizam constantemente. Vou investigar. Mas posso garantir veementemente que se trata de uma palavra muito comum no discurso castelhano. Na verdade, não existe nenhuma palavra portuguesa que lhe corresponda na sua tradução imediata, o que é pena, porque dava um jeitaço. É uma regalia dos hermanos que muito invejo, pois nunca consigo insultar em português alguém de parvo, idiota, imbecil, estúpido, palerma, anormal, cabrão, filho da mãe, e tantos outros termos afins, com uma única palavra. Em Espanha, se disser gilipollas, tenho o problema resolvido, poupo tempo, saliva e desgaste!
Por isso desde há muito que considero um termo de eleição, apesar de não poder utilizá-lo salvo se estiver em território castelhano, o que na verdade não acontece muito.

Espero que tenham ficado esclarecidos…!

Duende

Nem sei como começou esta coisa dos blogs. Comecei a receber uns mails com referências ao blog deste e daquele e constatei, mais uma vez, que ando sempre 16 anos de atraso em relação às netnovidades. Também há quem não saiba sequer pronunciar correctamente a palavra: O que é um bog? Ainda bem que eu pude aceder a esta nova realidade às 3 da matina na intimidade do meu quarto, poupei-me a cenas tristes…
Mas confesso que, na altura, não liguei a mínima àquilo. Blog… Sinceramente a palavra blog faz-me lembrar o som emitido por alguém que engole um pirulito debaixo de água. Blog, blog, blog e o pobre afogou-se…
Claro que quando percebi o que era, realmente, um blog, senti pena de mim própria, o que já começa a ser habitual nos últimos tempos. Um amigo próximo criou o seu blog, www.espasmospsicológicos.blogspot.com, e descobri nele uma faceta que desconhecia por completo (força asdrúval!!!!)! Claro que ele não é tão famoso como o pipi ou a rata maluka que estão tão na moda, mas acredito no seu potencial. Depois daí até criar o meu, foi um passinho. Não sei para quê, mas pelo menos dou à inutilidade dos meus dias algum charme….